Home / Dicas / Vestidos longos: saiba como combiná-los

Vestidos longos: saiba como combiná-los

Feminino e versátil, o vestido aparece em inúmeros modelos, que podem se tornar mais ou menos populares de acordo com as estações e as tendências. Uma grande vantagem dessa peça é facilitar a hora da produção, já que poucos itens são necessários para finalizá-la.

Entretanto, apesar da praticidade, há alguns fatores que devem ser levados em consideração antes de montar um look com vestido. “Tudo depende do tecido e da estampa”, alerta a consultora de imagem Fê Bastos. “Os longos lisos são os mais tradicionais para festas enquanto as estampas tendem a deixar o visual menos formal”, exemplifica.

A partir disso, também vale a pena conhecer as características dos modelos de vestidos mais populares e como costumam ser usados em produções casuais e formais.

Vestidos casuais

Para quem gosta de usar vestidos inclusive em ocasiões que não pedem tanta formalidade ou rigor na vestimenta, existem alguns modelos mais despojados e leves, adequados para momentos mais cotidianos, que podem ser explorados por pessoas de diferentes estilos e gostos a partir de combinações de acessórios e sapatos.

Com estilo inspirado em camisas, o vestido chemise pode parecer mais sério do que realmente é. O segredo desse tipo de peça é apostar em combinações mais descontraídas, que deixam o visual mais leve e delicado. “Use os botões de cima bem abertos, com uma regata rendada por baixo; complemente com cinto, espadrilles nos pés e uma bolsa grande”, sugere a consultora.

Muito versátil, a modelagem tubinho é clássica e pode se adaptar bem a diversas ocasiões, conforme seu comprimento e tecido. Para uma proposta mais casual, a dica de Fê são as combinações mais despojadas, como sapatilhas, jaquetas jeans e bolsas grandes. A profissional também lembra que tecidos mais leves e estampas tornam esse tipo de vestido menos formal.

Para o dia a dia, o tubinho também pode ser usado em comprimentos menores, desde que você esteja confortável.

Embora sejam mais apropriados a eventos noturnos (e mais informais), os vestidos de bandagem também podem ser aproveitados em dias comuns. “Prefira um modelo de cor clara, finalize com uma camisa jeans aberta por cima e esqueça o salto”, recomenda Fê. É importante ter em mente que esse tipo de produção exige um cuidado maior, já que esse estilo de vestido acentua a sensualidade, o que pode não ser um efeito desejado para algumas ocasiões.

Para evitar erros ou gafes de estilo, é importante, portanto, prezar pelo conforto e procurar alinhar as produções às ocasiões de acordo com o dress code sugerido tanto em convites quanto por uma simples análise pessoal de o que os frequentadores do local costumam vestir.

Dicas Para Usar Vestidos Longos

Confortáveis e elegantes os vestidos longos são, também, leves e frescos. Portanto, são a melhor escolha para quem deseja ficar bela no verão. A melhor noticia desse post é que qualquer mulher pode aderir a essa moda. Dependendo do tecido e da modelagem de que são feitos os vestidos longos valem tanto para eventos pouco formais do dia a dia, quanto para eventos mais sérios sejam eles durante a noite ou durante o dia. Para que o visual lhe caia bem, é necessário ter muita atenção para a escolha correta dos sapatos e dos acessórios a serem combinados com o vestido longo. Além dos vestidos longos pode se também apostar em saias longas com regatinhas e até mesmo camisas para compor looks elegantes. Uma interessante característica dos vestidos longos é que eles podem ter a altura da cintura regulada por um cinto de modo que gordurinhas a mais e quadris largos ou curtos podem ser disfarçados com muito charme. Já a questão de dar a impressão de se ter mais ou menos busto, a fim de equilibrar as proporções do corpo, fica por conta do tipo de decote ideal para o seu tipo de corpo. Nos dias de frio ou para quem trabalha em ambientes de ar condicionado muito intenso, para não deixar de aderir a essa moda, vale jogar um blazer ou uma echarpe por cima. Contudo, certas restrições precisam ser informadas com relação à essa moda dos vestidos longos, pois as mulheres de baixa estatura se tomarem a devida atenção na escolha do vestido ideal, podem acabar ficando com a aparência mais achatada.

Fato que pode ser resolvido pelo escolha da estampa. Então, já adiantamos aqui uma dica para as baixinhas: invista em listas verticais para  alongar visualmente a silhueta. Um fato determinante para segurar a elegância de um vestido longo, seja ele vestido em uma mulher em dia com a balança ou acima do peso ideal, é fugir dos modelos colados ao corpo, em outras palavras, os vestidos longos que marcam demais a silhueta deixam de ser vistos pela estampa, fluidez da modelagem e caimento no corpo que podem ter. E você passa, então, a ser vista pelas marcas no corpo que a roupa faz, o que não é nada positivo para a sua imagem. Portanto é fundamental ter cuidado na escolha do modelo de vestido que mais combina com o seu corpo. Alguma dicas são mais obvias, como por exemplo as mulheres mais altas podem apostar nos maxi acessórios e nas maxi bolsas, entretanto já as mulheres mais baixinhas podem investir em acessórios e bolsas de tamanhos médios ou pequenos, a fim de não chamarem a atenção para a baixa estatura. Outro ponto é que os vestidos longos deixam os pés muito à mostra. Ou seja, esteja com os cuidados com os pés em dia e aposte em sandálias e sapatilhas confortáveis. Para você compreender melhor como cada tipo de corpo pode usar um vestido longo sem que a peça fique desfavorável, confira logo a seguir várias dicas especificas, separadas de acordo com os tipos que mais devem tomar cuidado na escolha de um vestido longo:


Sobre João Carlos

João Carlos
O que eu estou querendo mostrar não é o poder do Mark em acabar com outras redes sociais, mas sim que não é possível controlar o que irá acontecer com elas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *